O que significa casa para você? Estar em casa, e ter uma casa? Você já pensou em algo assim? Já se imaginou construir ou reconstruir um conceito tão abstrato?
Eu pensei e ando pensando sempre e isso vai bem de encontro ao que vivemos hoje. Terminamos nosso alvo de outubro e novembro, que era concluir o curso de Sexualidade e Aconselhamento em Sexualidade aqui no estado do Espírito Santo. Muitas coisas acontecerem, muitas ideias recicladas e muitos mitos caíram de nossas cabeças. Nos formamos com muitas certezas, e uma delas, que é preciso falar, conversar, dialogar. Deus nunca foi contra o diálogo. Ele sempre priorizou relacionamento, conversas, cafés no final da tarde. Há uma ideia em nosso inconsciente de que Ele é um cara entediado, que de vez em quando chama o homem para uma breve conversa e averiguação. E esta conversa seria mais sobre o que o homem faz de bom ou de mal. Tal ideia para mim é muito sobre chefia capitalista. Afinal de contas, quem iria amar uma relação destas.
Mas o que aprendo cada dia mais é que esta relação me faz bem, me diz quem eu sou e quem o outro é. O outro é carente de graça, misericórdia, sorrisos de Pai assim como eu sou todos os dias. Fazemos parte do mesmo grupo, do mesmo estado de mortos, ácidos e sem destino se não nos encontrarmos com Ele. Muitos se chocam por falarmos de sexualidade e espiritualidade com tamanho acordo, mas não vemos forma de ser diferente. Qual o problema em atualizar aquilo que sempre foi atual. Colocar na pauta aquilo que sempre foi interessante para nós e para o nosso criador.
Enfim, voce deve estar se perguntando o que tudo isso tem haver com a definição de casa, do começo do texto? Tem haver com confiança e conhecimento de saber quem somos. Tem haver com a sensibilidade de saber que lar é onde me sinto acolhido e afetivamente amado. E eu tenho aprendido que definitivamente isso eu só encontro no verdadeiro Lar. Casas construídas por mãos eu tenho muitas. Casa de amigos, de companheiros, casa de mãe. Mas, isso vai muito além de tijolos e decoração. Tem haver com organização de interiores, de pensamentos e de sentimentos. Rodo me disse ontem: ”todo lugar é lugar para acharmos casa, até que chegue a nossa. “ Sábias palavras, as guardei no meu coração vacilante. Pensei um pouco a noite sobre tudo isso, e pela manhã me recordei de Jesus descrevendo quanto somos valiosos, mas que os lírios do campo em sua formosura. Então esta casa que se chama eu, é muito significativa para mim e para Ele também. Por isso, abro-me para visitação e reforma mil. Não me entristecerei por móveis planejados que não cabem na minha residência, a minha vida é particularmente interessante aos meus olhos, e isso que importa. Minha decoração é antiga e atual, é mistura de eras e saberes. Multiplicação de conceitos e amores, amigos e necessidades encontradas Nele. Neste tempo de 2011, muitas moradias, muitas residências. Muito abrigo e novidade.
Agora caminhamos para nossa fase de férias, fase de colar fotos nos cadernos e enfeitar a mala de Natal. Agradecemos a todos que pensam, amam e se dão á nos. Que nos ouvem, nos animam, nos inspiram. Nossa casa é aí junto, é aqui, é acolá. É onde o Vento mandar e a Maré guiar nosso barquinho á vela. Rotina louca e diferentemente semelhante. Dor de dente, fila de supermercado, foto 3x4, saudade, livro, choque ao ler jornal, turista, canção, esperança, obras, risada, tempero de amor e tantas outras coisas. Vida nossa. Daqui para frente férias em casa de mamãe e papai. Delícia e mais delícia.
Obrigada Jesus por nos fazer sua casa e ao mesmo tempo ser nosso Lar quente e aconchegante. Liberdade só em Você. Obrigada, por nos reciclar a cada dia. Amor verdadeiro só há em Ti. A chuva que cai lá fora me avisa que pequenina eu sou, e perto de Ti, somos amigos e só isso basta.
Com gotas molhadas de chuva...
Pri e Rodo