quinta-feira, 3 de maio de 2012

Será que é fruto?


Ontem ao conversar com um amigo, chegamos a falar do texto que está em João 15. Os versículos 4 e 5 falam um pouco sobre dar fruto. Daí eu disse algo que creio que foi uma revelação de Deus mesmo, porque nunca tinha pensado nesse sentido e fiquei super feliz com o que entendemos. Por isso, vim correndo escrever pra compartilhar e edificar a vida de quem estiver afim.

Como eu disse, quero trocar uma ideia sobre fruto. Lembrei da época do colegial onde a professora de biologia falava sobre fruto e pseudofruto. Daí fui no wikipedia e peguei uma definição lá que achei muito jóia para colaborar com a compreensão que quero trazer. Leia isso:

A função primordial dos frutos é a proteção da semente em desenvolvimento, e é a principal razão atribuída pelos estudiosos ao fechamento dos carpelos nas primeiras Angiospermas. Ao longo de sua evolução, as plantas com flores e frutos desenvolveram novos tipos de frutos, e novas estratégias para a dispersão das sementes contidas neles, de forma que nas espécies atuais há uma variedade imensa de cores, formas, estruturas acessórias e sabores, cada qual especializada em uma forma diferente de dispersão de sementes.
Há frutos que secam e abrem-se na maturação, simplesmente liberando as sementes sobre o solo. Outros, ao se abrir, expelem as sementes de forma explosiva, arremessando-as a grandes distâncias. Os frutos carnosos normalmente dependem de animais, que carregam os frutos para outros lugares, ou os ingerem, e carregam suas sementes no trato digestivo para serem liberadas longe do local de origem. Certos frutos armados de espinhos agarram-se à pelagem de mamíferos ou penugem de aves, e assim percorrem grandes distâncias. Há ainda frutos providos de alas e pelos, que permitem que flutuem por alguns momentos.

Não sei você, mas eu quase chorei ao ler esse conteúdo. Muito forte e perfeito como a natureza criada pelo Senhor trabalha. Isso só revela mais um pouco do quanto Ele é perfeito.
De acordo com a botânica, o fruto é uma estrutura que protege uma semente. A semente é um óvulo fecundado que vai gerar vida de acordo com sua espécie. Por isso, a função do fruto é proteger a oportunidade de reprodução de vida de uma espécie.

Gente, que fantástico isso. Quando Jesus diz que Ele é a videira, nós os ramos que vamos produzir fruto que permanece, Ele está dizendo que o fruto que produzirmos vai ter a essência para a reprodução da vida de Cristo. Por isso a importância de estarmos nEle, senão, o que produzirmos vai ser um pseudofruto. Sem Ele, não tem como produzir fruto. Toda produção fora de Cristo, por mais bonita que seja aos olhos, é infrutífera e desagradável para Deus, pois não produz Sua vida.
Hoje em dia, muitas pessoas dentro e fora da igreja tem se esforçado para produzir algo, e às vezes algo até bom. Mas, quero dizer que é um esforço em vão se não estiver ligado na Videira Verdadeira. Pessoas que não tem vida e intimidade com Deus não podem produzir fruto segundo Sua espécie, pois não recebem da seiva que vem dEle para tal produção.
ACORDAAAAA galera. Deus tá afim de pessoas que permaneçam ligadas nEle, recebendo dessa vida que só Ele tem e é, para que o fruto que for produzido contenha a possibilidade de gerar de Sua vida onde chegar. Eu creio em obras que tenham a essência de Cristo, para que pessoas vejam essas obras e glorifiquem o Pai, e tenham o anseio no coração de se renderem a esse Deus grandão.
Você tá ligadão nEle hoje?? Tá esperando o que pra correr pra fonte e permanecer grudado lá?? Se joga malucoo!!
Será que o que você está produzindo hoje é fruto ou pseudofruto? Reflita e se necessário reveja os seus conceitos.

“Todo fruto produzido fora de Cristo é lixo desprezível para Deus.”

Deus abençoe.
Espero que tenha entendido o recado e faça algo de acordo com o que entendeu.

Rodo loko!