segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Wrecking ball



Link da letra e da tradução de Wrecking ball - Miley Cirus
http://www.vagalume.com.br/miley-cyrus/wrecking-ball-traducao.html

Muito difícil hoje quem não tenha ouvido essa música da Miley Cirus. Difícil também quem não viu o clipe dela. Coitada, mais uma vendida ou dada aos anseios da sociedade, porque o que é oferecido no clipe é exatamente o que muitas pessoas querem ver.  Um tanto quanto indecente e sem uma censura esperada. Características muito parecidas com essa geração. Mas, não é desse mérito que quero falar nesse texto.
Lendo um pouco do que a letra diz, percebi o quanto é uma depressão cantada de alguém que criou um ídolo sentimental e se entregou pra ele. Esse ídolo, segundo ela, destruiu o coração dela e a deixou na pior. Mas, não quem destruiu quem, se foi ele que a destruiu, se ela que o destruiu ou se ela mesma se destruiu tendo o tipo de atitude e entrega que teve.
Outra coisa que ela diz é que nunca teve um amor com tanta força, daí a alusão a uma bola demolidora. Que amor é esse que vem e quer quebrar tudo? Quer destruir as paredes do outro ao ponto de deixá-lo em ruínas? Doido isso não? O amor é capaz de destruir o outro será? Algo a se pensar!
Por mais doido que pareça, há um amor mais violento e destruidor do que esse dessa depressão. Um amor que quer sim arruinar muita coisa em minha vida, mais forte do que a “Wrecking ball”. Esse amor quer destruir meu egoísmo, minhas culpas. Quer arruinar minhas dores e detonar minha independência. Quer demolir minha rejeição e minha vergonha de ser quem eu sou diante dEle.
Esse amor não só quer destruir tanta coisa em mim, mas também quer construir muitas outras que eu não dou conta sozinho. Construir valor pessoal e perdão por mim e pelo próximo. Construir misericórdia e atitudes que não a invalidam. Construir além de discursos. Construir um olhar pra vida que não é pautado na vaidade e no consumismo que o capitalismo obrigam as pessoas a terem. Construir um coração grato pelo simples e narinas que conseguem sentir os bons aromas que a vida traz com seus dias que podem não estar tão legais assim.
O interessante de uma demolição, é que muita coisa não serve mais pra nada e precisa ser jogado fora. Assim também esse amor violento quer fazer isso. Pra que carregar os entulhos da ruína se eles já não contribuem com nada? Eles podem ser lembrados, mas não precisam ter o peso morto desnecessário que não gera saúde.
Esse amor realmente teve tanta força que foi capaz de ficar cravado em uma cruz pra que essa demolição e reconstrução fossem possíveis. Hoje, cabe a mim e a você leitor se deixar ser impactado por esse amor pra que tudo aquilo que é abalável vá pro chão e seja varrido pelo vento suave que Ele traz, e assim permaneça só aquilo que é inabalável (Hb 12:26-28). Amor que destrói? Sim. Mas é uma destruição saudável que gera morte pro que precisa morrer e traz vida pra aquilo que precisa viver!
Que Seu amor venha sobre nós, ó amor em pessoa, pra que sejamos demolidos e nos tornemos pessoas melhores pra Ti, pra nós e pro próximo.
Toma o lugar que é só Teu e de mais ninguém, porque quando colocamos algo ou alguém no Teu lugar podemos terminar em ruínas. By Ciro!
Nos ajuda a viver isso de uma forma massa!


Que assim seja!