E aee galera.....tranquilidade pura? Saudades!
Após duas semanas de aulas, resolvemos mandar algumas informações do que está rolando por aqui, na terra capixaba. Então, vamos lá.
Como eu disse, já foram duas semanas de aula e muita coisa foi falada nesse tempo. Tivemos aulas sobre abuso sexual, auto-sabotagem, elaboração de projetos, fisioterapia sexual, histórico da revolução sexual, homossexualidade, legislação brasileira, sexo virtual e vício sexual. Quanto sexo né?? Kkkkk....mas é isso que temos tido de aulas. Vou comentar um pouco sobre duas aulas:
.Na aula de abuso sexual, (que estudamos mais em relação a crianças), nós vimos que abuso não é só físico, mas pode ser verbal, visual, psicológico. Por exemplo, se você mostra uma revista pornô pra uma criança, isso é abuso sexual visual. Se você fala coisas maliciosas pra uma criança, isso é abuso sexual verbal. Enfim, todo comportamento com segundas intenções em relação a uma criança é abuso sexual infantil. Vimos também o quanto isso é prejudicial pra uma formação saudável, e por quais caminhos uma criança que foi abusada pode acabar caminhando, que não são com finais muito felizes não. Prostituição (que pra psicologia e psiquiatria é um relacionamento sexual frequente sem envolvimento afetivo), compulsão sexual e fobia de sexo são alguns exemplos de caminhos.
.Na aula de vício sexual, vimos que vício sexual é um comportamento com qualquer prática sexual incontrolável. Ele é uma fuga das emoções, as quais não queremos encarar ou que não sabemos lidar devido a feridas que foram causadas em nós por frustrações em relacionamentos. O vício é mantido por um ciclo de mentiras e enganações, do tipo “aahhh, essa é a última vez que eu faço isso”, ou então “é errado mas eu mereço relaxar um pouco pois estou muito estressado”, e assim por diante. Ele é dividido em níveis onde vemos alguns tipos de comportamento: pornografia, masturbação, prostituição, exibicionismo, sexo virtual, voyeurismo, abuso, incesto, pedofilia e estupro.
Mas, o mais importante que vimos é que há esperança pra quem passou por isso que foi citado nos dois pontos acima. HÁ RESTAURAÇÃO. A primeira coisa que precisa acontecer é reconhecer o vício ou assumir que passou por abuso. Detalhe, ninguém consegue ser restaurado sozinho, isso é ilusão. O silêncio é o maior inimigo da restauração. É preciso procurar ajuda e se abrir, pois através dessa abertura, a pessoa está se colocando a disposição de ser perdoada, se perdoar e receber a cura de Deus.
Temos lido bastante também, leituras muito preciosas. E os filmes então? Chocantes é uma palavra muito rasa pra descrever o que eles têm sido. Cenas sobre abuso e tals, tem nos colocado de frente com uma realidade que às vezes queremos negar ou nos fazer cego pra elas. Não tem mais como fugir.
Enfim, a escola tem sido um tempo muito, mas muito bom mesmo. Estamos crescendo em conhecimento, para depois, poder ajudar com mais excelência quem a gente puder ajudar, pois não é só pra nós mesmos que temos recebido.
Valeu pelas orações, valeu pelas ofertas, valeu pelas palavras de apoio. É muito bom saber que não temos caminhado sozinhos e que pessoas estão cuidando da gente, principalmente saber que o Senhor está cuidando da gente.
Deus abençoe a cada um de vocês, e logo logo mandamos mais notícias.
Amamos vocês.