segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Aprenda a ouvir!

Quem responde antes de ouvir, passa por tolo e se cobre de confusão.”
(Provérbios 18:13) - Versão Católica


Faz certo tempo já que tenho meditado no livro de Provérbios, sei lá, uns três meses mais ou menos, e hoje pela manhã esse foi um dos versículos que meditei. Gostei muito dele e resolvi escrever algo a respeito. Por isso, nas próximas linhas quero falar um pouco a respeito da nossa dificuldade de ouvir.

Vivemos em um mundo de comunicação onde pessoas falam, pessoas gritam, pessoas escrevem, cantam, pintam, desenham, xingam, louvam, falam palavrão, dançam, batem, beijam, agridem, mandam, transam, matam, acariciam, estupram, pregam, etc. usam essas e muitas outras formas para transmitirem alguma mensagem.
Quando conversamos com alguém, transmitimos e recebemos mensagens através da fala e da escuta. Pelo menos era pra ser assim, né? Mas, infelizmente nem sempre é isso que acontece.
Acredito que a necessidade de que minha mensagem seja compreendida, que minha opinião seja aceita me levam a castrar a arte de ouvir, e isso é expresso de várias maneiras também. Posso tapar meus ouvidos, não com as mãos, mas com o não permitir que o outro fale, com o ignorar a mensagem sendo falada, com o coração armado contra o que vier do indivíduo a conversar comigo. Agarramos-nos com tanta força ao que julgamos ser o certo, que às vezes não temos força pra perceber quando estamos errados.
Volto ao versículo que coloquei no começo do texto; não responda antes de ouvir, não só porque é falta de educação (o que de fato o é), mas sim porque talvez você possa não terminar de receber a mensagem que está tentando chegar ao seu entendimento, pode se precipitar e não responder de acordo com o que realmente está sendo falado. Não é interessante um perguntar sobre flores e o outro por não o escutar responder sobre animais. Que há de proveito nisso?
Galera, não sejamos tolos, vamos nos fazer ser entendidos, mas vamos fazer por onde entender o próximo também. Enfim, vamos nos entender. Vamos parar de interromper o outro, pois isso pode fazer com que ele perca a sua linha de raciocínio, se perca e não consiga transmitir a mensagem que está tentando informar. Que possamos aprender mais a ouvir e esperar a hora certa de falar, quando o falar for preciso, pois às vezes o simples ouvir já transmite a mensagem que é necessária.

Creio que muita coisa muda quando eu mudo.

Que o Senhor nos ensine ouvi-lo e ouvir o próximo.

Deus abençoe.

by Rodo loko

Um comentário:

  1. É isso aí Rodo... Mandou muito bem no seu texto! Show de boa... Um abraço e bons ouvidos pra nós. Bju.... Lili

    ResponderExcluir