quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pra onde olhar?


“....corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus....” (Hebreus 12: parte dos versículos 1 e 2)


Hoje pela manhã estávamos como equipe meditando, e meditamos no texto de Hebreus 12. Meus olhos e coração foram atraídos pra muitas coisas desse texto, inclusive esse que resolvi construir uma reflexão. Então quero pensar um pouco com vocês sobre pra onde os nossos olhos tem olhado.
Como o texto mostra, precisamos olhar firmemente para Jesus, pois é dEle que vem nossa fé e é pra Ele que ela retorna. Não fala nem pra olharmos para a carreira proposta, mas sim pra Jesus. Mas, nem sempre damos conta de manter o olhar nEle pois nossos olhos são tentados a olhar pra outros lugares, outros focos. Quero listar alguns deles e o perigo que eles representam.

1. O outro: quando estamos caminhando, sempre existem pessoas que estão ao nosso redor nos incentivando, ou até mesmo nos desencorajando. É bom ouvir conselhos, e isso é até bíblico, porém o nosso foco para caminhar não deve ser o próximo, pois podemos nos frustrar com seu comportamento, nos ferir com suas palavras, nos chatear com sua postura, ou perder a fé por sua falta de credibilidade. Ao mesmo tempo que ele pode muito nos ajudar e nos suportar na nossa fé, ainda assim ele não pode ser o nosso foco por esses perigos citados acima, dentre outros.

2. Eu mesmo: esse é um dos mais perigosos. Ele pode nos conduzir pra dois opostos ou variar entre eles. Um é o de ficar se achando demais, admirando tanto as suas qualidade que leva ao orgulho. O outro é o de não se valorizar e achar que é inferior demais, não valorizando o que tem de bom em si e assim sendo conduzido ao complexo de inferioridade, que leva à frustração. Além do mais, o olhar pra si mesmo pode te fazer se perder dentro do seu ser e não saber sair mais pro mundo que está ao seu redor.

3. As circunstâncias: essas são terríveis, pois elas podem nos prender somente a esse mundo físico sem perceber a realidade celestial que Deus quer nos conduzir. Muitas vezes Deus nos fala pra ter uma atitude, ou caminhar em obediência a seus princípios, e as circunstâncias se mostram contrárias, daí, nos assustamos e queremos retroceder. Ou até pior, Deus não curte que façamos tais coisas, não quer que tenhamos certas atitudes ou escolhas, e as circunstâncias se colocam a favor, daí, desobedecemos o Senhor e podemos quebrar a cara mais uma vez.

4. O pecado: esse muitas vezes é tão atraente, tão sedutor, que se não percebemos onde estamos indo parar, ele pode acabar com nossa vida. Ele destrói sonhos, ele despedaça caminhar cristão, ele suja pessoas e faz com que elas não se perdoem. Enfim, ele gera morte.

5. Carreira proposta: essa é sutil demais, pois ela é onde Deus quer que caminhemos. Se meus olhos estão nela, eu posso parar no meio do caminho por ficar muito impressionado com tudo que ela me mostra e com tudo o que tenho vivido. Posso ficar satisfeito e com isso não querer mais me mover. Mas, ela não pode me impedir de continuar caminhando. Não devo me deixar ser seduzido por ela e querer me envolver com ela e me esquecer de envolver com o Senhor.

Se eu fosse listando mais coisas aqui, poderia escrever um livro......eoheouehouhe.....mas queridos, quero que entendamos algo, não é errado olhar pra essas coisas, é errado manter o olhar firmemente nessas coisas. Temos que saber como olhar pra elas e aprender o que nos é ensinado através de cada ponto listado. Para percorrermos todo o caminho proposto pra nós, precisamos olhas para o Senhor, pois sem Ele não vamos chegar a lugar algum. Se você tem olhado muito pra algum desses pontos, se arrependa e volte pro Senhor agora. Ainda dá tempo. Mude seu foco.

Que o Senhor possa atrair nosso olhar mais do que todas as coisas e nos ajudar a manter os olhos sempre nEle, pois Ele é digno, lindo e quem mais nos incentiva a continuar indo pra onde precisamos, que é pra Ele mesmo.

Deus abençoe e te fortaleça na caminhada.

Rodo loko!

Nenhum comentário:

Postar um comentário